Diferenças dos fios

 

Diferenças dos fios

Podemos utilizar uma variedade de materiais na confecção de peças de macramê, sendo os mais comuns os cordões, barbantes, fios náuticos e fios de malha.


Cordões

Os cordões são especialmente populares devido à sua resistência, podendo ser encontrados em diversas espessuras, medidas em milímetros. Geralmente, optamos por cordões com 5mm ou mais para a confecção de peças que precisam sustentar peso, como balanços, bancos etc.


Cordão torcido : feito de algodão, por ser torcida é fácil desfiar, temos em diversas espessuras e núcleos.

Cordão trançado : Feito de algodão, não é fácil desfiar, bem resistente, como o cordão torcido encontrado em diversas espessuras e núcleos.


Barbantes

Temos ainda a opção de barbantes de algodão, cuja espessura é medida em fios. Disponibilizamos barbantes com 16, 24 e 32 fios, passando a quantidade de fios que compõem o barbante; quanto maior o número de fios, mais espesso ele é. Possuí uma ampla gama de cores permite a criação de peças lindíssimas de macramê.

Os cordões são vendidos por metrô, enquanto os barbantes geralmente são vendidos por peso. O preço de 1 kg de barbante é equivalente ao preço de 1 rolo de cordão. Por exemplo, 1 kg de barbante de 32 fios contém aproximadamente 190 metros, enquanto um rolo de cordão contém 50 metros. Dessa forma, os barbantes rendem mais do que os cordões.

A equivalência aproximada da espessura dos barbantes é a seguinte:

 

32 fios = 5mm /   24 fios = 4mm /   1 6 fios = 3mm

 

 Uma desvantagem do barbante é que, por ser composto de vários fios torcidos, ele tende a desfiar durante a confecção da peça. Para peças grandes, recomenda-se dar um nó na ponta ou usar fita crepe para evitar o desfiamento. Além disso, o barbante solta um pó semelhante ao algodão desfiado, que pode causar alergia.


Fio Náutico

O fio náutico é geralmente feito de materiais sintéticos, como polipropileno, poliéster ou náilon, que oferecem alta resistência à umidade, à luz solar e ao desgaste. Sendo mais fino em comparação com a corda náutica, o fio náutico é ideal para trabalhos mais detalhados.

Disponível em uma grande variedade de cores, o fio náutico fornece um acabamento menos incorporado do que os fios de algodão. Por exemplo, se fizermos o mesmo trabalho com fio náutico de 5 mm e com cordão de 5 mm, o trabalho ficará mais encorpado com o cordão de algodão.

Para finalizar o corte dos fios náuticos, é necessário queimar as extremidades para evitar desfiamentos e preservar a integridade do trabalho.

Uma grande vantagem dos materiais sintéticos é que eles não mancham ao molhar, tornando-os a melhor opção para trabalhos expostos às intempéries, como suportes para plantas.


Fio de Malha

O fio de malha é fabricado a partir de tiras de tecido de malha, que são cuidadosamente cortadas e, em seguida, esticadas para criar fios contínuos. Possui uma textura macia e maleável, tornando-o uma escolha popular para uma variedade de projetos artesanais. Além disso, é uma opção ecologicamente sustentável, pois pode ser produzida a partir de tecidos reciclados, contribuindo para a redução do lixo têxtil.

Devido à sua espessura, o fio de malha permite a criação rápida de peças, sendo uma excelente escolha para artesanato onde resultados rápidos são desejados. No entanto, uma desvantagem importante ao usar esse tipo de fio no macramê é que a malha tende a esticar, o que pode variar na estabilidade e no acabamento das peças.


Materiais rústicos

Ainda temos a possibilidade de utilizar fios rústicos, como corda de juta, fio de linho, fio de sisal e cordão de cânhamo, Esses materiais naturais são ótimas escolhas para criar peças de macramê com um toque rústico e autêntico.


Comentários